E a literatura nacional?

E a literatura nacional? – Reflexão do blog “Por uma boa leitura”.

Link original: http://www.porumaboaleitura.com.br/2014/03/papo-literario-e-literatura-nacional.html

—————————————————————————————–

Oi, gente, tudo bem?

Não sei se vocês viram esta noticia circulando pela internet, mas fazendo uma pesquisa por algumas bibliotecas públicas do Rio de Janeiro, dois autores estão no ranking de livros mais lidos: Nick Sparks e JK Rowling. A fonte da pesquisa é o site do Jornal O Globo.

Não é de hoje que os livros do Sparks emocionam os leitores que adoram um bom romance. Sou suspeita para falar porque sou uma grande fã do autor. Prova disso foi o perrengue que passei na Bienal só para conseguir um mísero autógrafo no meu livro. Outro fator que depõe em seu favor é o fato da maioria dos seus livros terem sido adaptados para o cinema, o que aumenta a fama do escritor. Prova disso é que, segundo a matéria, os exemplares que mais são emprestados são “Um Amor Para Recordar”, “Um Homem de Sorte” e “A Escolha” (esse último ainda não adaptado). Não coloco aqui a popularidade do Nicholas a prova. Sou fã dele e não julgo ninguém por querer ler os seus livros. Pelo contrário, quem lê os livros dele tem em mãos uma história de qualidade que nos faz refletir.

Como sempre, o que reportagem “critica” é o fato das pessoas lerem best sellers estrangeiros ao invés de clássicos da literatura nacional como, por exemplo, Os Sertões. Um dos entrevistados fala que as pessoas preferem o ” mais comercial”. Bom, aqui vai a minha opinião e gostaria muito da de vocês também.

Acredito que a literatura nacional está voltando a entrar em foco e, principalmente, está se reinventando com os novos talentos. Claro que não podemos ignorar os grandes clássicos como Machado, Clarice Lispector e companhia. Mas entendo que a linguagem desse tipo de livro é mais arrastada e gera um afastamento por parte do leitor. E é aqui que entra os autores nacionais de hoje com suas histórias que refletem o nosso dia a dia, com uma linguagem mais atual e atraente. Não tem como não aproveitar uma leitura assim.

Acho que é muito fácil falar que o leitor gosta do que está na mídia, mas e o espaço para os autores nacionais? E a divulgação deles? O que a última novela das 21 horas vez com a Carolina Munhoz foi lindo. Divulgado uma nova autora nacional, isso enriquece. Mas infelizmente, isso é uma exceção. Sabemos que não é fácil para eles conseguirem a tão sonhada publicação, conseguirem o seu espaço. A literatura nacional não é feita só dos clássicos.

Para finalizar, na matéria do G1 há uma afirmação: os jovens não vão atrás dos clássicos sem divulgação. E porque os bibliotecários, donos de livrarias, etc, não vão atrás de jovens AUTORES nacionais que dão show de escrita? Porque não colocar seus livros em evidência nas prateleiras? Muito fácil falar que só consumimos o que vem de fora. Mas alguém faz algo para mudar isso? Alguém (vulgo donos de livraria, bibliotecários, intelectuais) divulga os novos autores?

É um caso a se pensar…