Entrevista para o Being Journalist

 

Entrevistando: Carolina Munhóz

 Link original:
_________________________________________

Carolina Munhóz tem 24 anos e nasceu na cidade de São José do Rio Preto (SP). Cursou jornalismo, mas gosta mesmo é de escrever. Tive o prazer de conhece-la na Bienal aqui de São Paulo, e super simpática ela aceitou dar uma palavrinha para o Being Journalists! Confira como foi:

 

Being Journalists – Você fez faculdade de jornalismo, por que esse curso?

Carolina Munhóz – Eu não queria desistir da carreira de escritora, mas precisava fazer uma faculdade. Então optei pelo jornalismo, pois poderia me ajudar no futuro com meus livros. 

BJ – E como surgiu essa vontade de escrever? 

CM – Eu já escrevia fanfics de Harry Potter, mas com 16 anos que comecei a escrever meu livro. Estava em uma fase muito forte de depressão e em uma das noites que chorava pendido por uma luz, sonhei com uma fada muito linda e toda uma história de amor. No dia seguinte “A Fada” começou a ser criada.

BJ – Como foi pra você a experiência de ter o lançamento de ‘O Inverno das Fadas’ na Bienal de São Paulo ?

CM – Foi mais do que maravilhosa. Eu esperava um certo carinho do público, mas não o que recebi naquele final de semana. Foram diversas pessoas fofas conversando comigo durante todo o dia. Amei a experiência. 

BJ – Como surgiu a ideia de escrever o livro ? E como foi o processo?

CM – “A Fada” surgiu através do sonho que comentei e brinco que o processo criativo foi no estilo “Chico Xavier”. Já com “O Inverno das Fadas” foi bem diferente. A ideia surgiu durante a pesquisa para A Fada e quando vi a lenda das Leanans Sídhes já sabia o que escrever. Estruturei toda a história, pesquisei muito e fiquei seis meses nesse processo. 

BJ – Antes de ‘O Inverno das Fadas’ você escreveu também ‘A Fada’, por que fadas ?

CM – Eu não escolhi as fadas. Acredito que elas me escolheram. Nunca tive uma ligação forte com esse ser, mas quando percebi estava só escrevendo sobre as lendas delas. Hoje fico muito feliz de ter sido apresentada a esse mundo mágico.

BJ – Sophia x Mel, qual delas é a sua preferida ?

CM – OMG! Muito difícil essa pergunta. Não sei bem o que responder, mas acho que ficarei com a Mel, por ser um reflexo do que eu era.

BJ – Qual a melhor parte de ter seu trabalho publicado e reconhecido ?

 

CM – A melhor parte é saber que posso abraçar vários leitores incríveis nos eventos. Sempre quis que meus livros chegassem aos leitores e ver isso acontecendo é o mais gostoso. 

BJ – Vi que você conheceu o Rupert Grint, e até deu um selinho nele! Como é que foi essa história?

CM – Estive no lançamento de Harry Potter e a Ordem da Fênix em Los Angeles. Nesse final de semana, acabei fazendo diversas maluquices e uma delas foi pedir um beijo para o ator Rupert Grint (Rony Weasley). Não esperava que o beijo fosse na boca e quase morri. 

BJ – Você já viajou para a França, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha entre muitos outros países. Como foram essas experiências pra você? 

CM – Mágicas. Sou apaixonada pelo mundo e por isso quero desbravá-lo. Sempre que posso junto meu dinheirinho e viajo. Nunca dependi de ninguém para fazer isso, pois é algo que amo e quero fazer do meu modo.BJ – Qual dica você dá para os jovens que um dia querem se tornar escritores? 

CM – Leia, pesquise e divirta-se. Essa é a trindade. Ler é fundamental para conhecer o mercado e exercitar seu modo de escrita. Pesquisar sobre o mundo editorial e sobre os tópicos que vai abordar é essencial. E é preciso se divertir no processo para valer a experiência. Agora um joguinho rápido: 

Uma frase? Ilumine com sua luz as trevas que o circundam. Nada acontece ao homem que sua natureza não esteja preparada para suportar.
Uma música? Alicia Keys – Un-thinkable (I’m Ready)
Uma pessoa? J.K. Rowling
Um lugar? Londres 
Um filme e/ou livro? Harry Potter 
Uma lembrança? A primeira vez que sentei na Trafalgar Square
A Carolina é…? Nerd
Um recadinho pros seus leitores? Que as fadas iluminem todos vocês. Obrigada por tudo! 

Muito fofa, né ? Você pode acompanhar o trabalho dela através do twitter, e não esqueçam que o livro A Fada vai ter um re-lançamento pelo selo editorial Fantasy! O livro já está em pré venda na Saraiva e eu já reservei o meu!