Feliz 2011! Retrospectiva do meu ano de 2010!

Quando chegou 2010 eu já sabia que seria um grande ano. Tudo porque passei minha virada no melhor lugar do mundo…Na Praça Tralfagar de Londres. Esta praça (pra quem ainda não sabe) é o cenário principal de meu livro “A Fada”. Imagina a minha emoção!

Lembro que quando deu meia noite agradeci tudo que havia acontecido comigo em 2009, principalmente o lançamento de meu primeiro livro e pedi para Deus muita luz e que minha carreira conseguisse tomar o rumo certo.

Não é que os fogos vistos do Big Ben me deram sorte.  ^_^ Deus, como sempre, foi muito bom comigo e 2010 foi O MELHOR ANO DE MINHA VIDA. Finalmente me senti uma escritora profissional e comecei a fazer a minha marca.

Minha primeira entrevista foi para rádio Record de Londres. Não tinha como começar de melhor maneira. (http://www.youtube.com/krollefay#p/u/22/ksSdDGcRn88). Depois dessa entrevista fiz um tour pela Europa e conheci países maravilhosos. Fui para Inglaterra, Suiça, Itália, França, Espanha e Portugal. Tudo como mochileira!  (http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=2373186281154055249&aid=1292757443)

Voltando ao Brasil tomei uma decisão muito importante e drástica. Resolvi não voltar ao mundo corporativo e investir em minha carreira literária. Comecei a trabalhar no Sebo Porão e de lá fiz minha assessoria de imprensa.

Em março tive meu primeiro evento do ano, o Anime-Life no Campinas Hall. Um evento como sempre muito bacana. Em seguida dei minha primeira entrevista para televisão para o programa Geração Y do canal 8 da NET. (http://www.youtube.com/krollefay#p/u/19/yhdZleOBgS8)

No finalzinho de maio tive uma ENORME surpresa. O jornal Folha de SP/Folhateen resolveu fazer uma matéria sobre três jovens escritoras que se inspiraram em HP e eu fui uma das abordadas.  (http://www1.folha.uol.com.br/folhateen/739678-jovens-escritoras-buscam-pocao-do-sucesso-inspiradas-na-serie-de-jk-rowling.shtml)

Dei também uma entrevista para a Revista Território de Campinas. (Revista Território – http://www.revistaterritorio.com/2010/07/23/bate-papo-com-a-escritora-campineira-carolina-munhoz/)

No mesmo mês, tive meu momento popstar. Entre os dia 30 e 31 dei várias entrevistas, tudo graças a minha palestra no 2 Festival Internacional da Leitura de Campinas. Saiu uma matéria no jornal Correio Popular colocando meu livro como um dos destaques da feira , tive uma aparição no programa Alô TVB da TVB/SBT (http://www.youtube.com/krollefay#p/u/14/1cjlqU0rbCM) , fui entrevistada pela rádio Globo de Campinas (http://www.youtube.com/krollefay#p/u/13/o24S0u1AnGM), pela prestigiada rádio CBN (http://www.youtube.com/krollefay#p/u/11/yVEKxc2t0HA) e ainda deram uma nota na rádio Jovem Pan.

Em junho palestrei no evento Campinas Anime Fest no colégio Liceu Salesiano (mesmo colégio que foi gravado o programa do Sandy&Junior) e em julho as coisas começaram a aumentar.

Tive o enorme prazer de ser o Perfil Y do programa Login da TVCultura. Foi uma experiência mágica poder fazer esse bloco com eles na Casa das Rosas em SP.( http://www.tvcultura.com.br/login/videos/naintegra/2010-07-01/28030) Gravei na mesma semana minha participação no programa AO PONTO que foi exibido em Setembro.

Em seguida o jornal Todo Dia fez uma matéria LINDA comigo, com um dos títulos mais fofos.

No dia 15 de julho palestrei em uma MEGA evento, na Comic Fair dentro da Anime Friends. Para uma simpatizante de Otakus não existe maior honra do que palestrar na Friends. No mesmo dia palestrei na sala doPotterSampa . Pela primeira vez usei meu lindo cosplay que a estilista Cristiane Soares da marca Hey!U desenvolveu. (http://www.youtube.com/krollefay#p/u/7/38zhZSwRwL0)

Ai chegou época de Bienal! Minha primeira Bienal como escritora..que felicidade. Até hoje tenho que me beliscar quando lembro deste evento.

Meu livro foi reformulado para Bienal e saiu com novas ilustrações! =) Gostaria de agradecer aos meus ilustradores, Ricardo, Larissa e Raquel por toda força!

Antes da feira, saiu uma matéria muito bacana no Correio Popular falando da minha participação e também no Todo Dia. Sai pela primeira vez no Jornal METRO em uma nota e gravei uma matéria incrível com o pessoal da EPTV / Globo.

Nos dia 14, 15 e 22 de agosto estive na Bienal do Livro de SP. Estava combinado de autografar apenas no dia 14 no estande da Livraria Pergaminho, mas o público foi tão bacana que resolvi voltar no dia 15 e acabei aparecendo também no dia 21. Incrível!!! Não imaginava que tantas pessoas iriam até lá para me ver. Teve gente de Santos, São José do Rio Preto, RJ, Campinas, São Bernardo, Osasco. (http://www.youtube.com/krollefay#p/u/4/Vz4anjcuZT8)

Na Bienal pude conhecer o até então candidato a presidência José Serra, que levou um exemplar do livro de presente e ficou surpreso com minha idade. rs =)

Revi também o escritor André Vianco (O Turno da Noite).Já havia conhecido o André em 2008 e apenas dois anos depois acabamos nos encontrando no mesmo corredor da Bienal. Lembro que uma senhora chegou em meu estande e comentou que eu parecia com o filho dela no começo da carreira. Perguntei quem era o filho e ela apontou para o corredor lotado de fãs que aguardavam o André na Novo Século. Claro que tive que ir dar meus parabéns. Fiquei muito feliz de ser comparada com um escritor de tanto sucesso e ainda pela sua própria mãe. rs

No dia 21 palestrei no evento Otaku no Nipo em Campinas. Foi muito bom e fiz amizade com o ilustrador Robson Reiz do Crepusculinho (http://www.youtube.com/krollefay#p/u/3/0kRmiZm-0dg)

Sai  também no Jornal da Tarde do Estadão em uma matéria sobre a literatura brasileira que foi bem bacana. (http://blogs.estadao.com.br/jt-variedades/fantasia-a-moda-brasileira/)

Logo após fiz uma segunda participação no Programa Login. Dessa vez por Skype complementando a escritora Maria Carolina Maia, que também é jornalista da Veja.

Em Agosto comecei a fazer o “Diário de Fã”. Uma espécie de videocast para o Potterish.com que está tendo agora seu décimo segundo episódio no ar. (fanzone.potterish.com)

Em Setembro minha vida mudou mais ainda. Realizei um dos meus MAIORES SONHOS e que até então era considerado IMPOSSÍVEL para todos que eu conhecia.

Como impossível não existe em meu vocabulário, após oito anos de tentativas, finalmente tive a ENORME HONRA de conhecer meu escritor preferido, o brasileiro Paulo Coelho (O Aleph).

Desde os meus 12 anos sou viciada em seus livros e Brida para mim é um dos melhores. Um dos motivos de querer ser escritora é porque sempre quis ser como ele.

Peguei minhas malas e fui pela segunda vez no mesmo ano para Europa. (Galera..não sou rica. Apenas trabalho muito e em vez de gastar em sapatos..gasto em viagens haha) Vocês não imaginam a minha felicidade de poder tirar uma foto, ter meus livros autografados  e conversar com esse ilustre escritor em um dos melhores cenários do mundo (considerado a oitava maravilha), o Mont Blanc.

Recadinho: Paulo, muito obrigada por ter feito mais uma fã feliz e por continuar mostrando que nada é impossível e que sonhos são feitos para ser conquistados. Eu sempre fui a menina que falava para o colégio todo que um dia conheceria o escritor Paulo Coelho. Hoje sou a mulher que finalmente realizou esse sonho!

Afinal…“Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.” – palavras do próprio Mago.

Aproveitando a onda de conhecer grandes escritores, pouco tempo depois em Outubro, pude conhecer o escritor Eduardo Spohr (A Batalha do Apocalipse). Fui a sua palestra em Campinas e aproveitei o momento para conversar. Descobri que além de ser um excelente escritor, este jovem (35 anos) é um cara MUITO bacana. Adorei nosso papo, nos demos muito bem e fiquei muito feliz de poder ter o conhecido.

Três dias depois que conheci o Eduardo, o pessoal do site Jovem Nerd (que conheci em 2008) e ele gravaram um nerdcast com o Paulo. O bacana é que foi no dia do meu aniversário e que a indicação para essa entrevista foi minha. =)

Quando foi ao ar, quase tive um choque ao ver que o Jovem Nerd e o Azaghal fizeram um agradecimento a mim no início do podcast. Agora eu não era mais apenas a fada baixa renda do vídeo da Sra. Jovem Nerd, havia me transformado na fada madrinha do site (palavras de Azaghal..que me chocou e fez meu cérebro explodir hahaha) e virei uma stalker literária profissional.  (http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-231-paulo-coelho-nerdcast-com-o-mago/#comments)

Agora eu não era só mais escritora…havia me tornado assessora de imprensa, palestrante, fada madrinha e stalker. =)

Pouco tempo depois dei uma entrevista para a Rede Família e palestrei pela primeira vez no evento FANMIXCON (http://www.youtube.com/krollefay#p/u/2/Jra5A_QCe4Q) No evento fui entrevistada pela quarta vez pelo jornal Correio Popular.

Para finalizar Outubro (mês da história de meu livro) fui entrevistada por outro veículo de imprensa que até hoje fico em choque quando vejo. Sai em uma matéria INCRÍVEL na Revista ÉPOCA. Junto comigo estavam nomes de peso como Cassandra Clare (Cidade de Ossos), Alexandra Adornetto (Halo) e Gabriela Diehl (As Bruxas de Westfield). Não preciso falar mais nada né. (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI181365-15220,00-ELAS+CANSARAM+DE+SER+FAS.html)

Em novembro conheci mais um escritor brasileiro que AMEI o trabalho. Em meu encontro com o escritor Eduardo Spohr, ele comentou que eu tinha uma história parecida com a de um amigo dele e que tinha que me apresentar. Básico..seu amigo era o escritor Raphael Draccon (Dragões de Éter).

Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em SP em uma palestra dele e do Edu na Cultura. O Rapha é outra pessoa que sinto orgulho de ter conhecido..não só pelo enorme talento, como pela alma maravilhosa. Dragões de Éter virou meu livro de cabeceira.

No lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, palestrei em um evento incrível na livraria Cultura com o pessoal do Potterish.com (do qual faço parte) e do P3V. (http://www.youtube.com/krollefay#p/u/0/yoXRZSmi584)

Em seguida escrevi em duas semanas um livro infantil para o governo (que está em análise). Incentivando as crianças a ler e frequentar a escola. O nome do livro é “Eu quero ser um herói” e tem 100 páginas. (Primeira vez que divulgo isso).

Meu finalzinho de ano também foi fechado com chave de ouro com a matéria que eu e a Gabi gravamos para o Zapping Zone do Disney Channel, que vai ser veiculado em 2011 e com a oportunidade de conhecer a escritora Thalita Rebouças.

Bem..foi um ano cheio de realizações. Além de poder fazer todas essas palestras, sair nesses veículos maravilhosos, tive uma participação intensa na internet.

Não sei o que seria da minha carreira e do meu ano se ela não existisse. Foram horas e horas online, respondendo e-mails de leitores, jornalistas,  blogueiros, atualizando o site, atualizando as redes sociais e etc. Sou uma nerd que fica quase 24 horas conectada e poder passar esse ano online com vocês foi incrível!

É um sentimento muito gostoso acordar e ver que na sua caixa de e-mail existe um e-mail fofo de algum leitor ou alguma resposta de jornalista/editora que aguardava. Fiz muitos amigos via internet esse ano e foram pessoas que me fizeram muito feliz. Algumas são o motivo que dou risada todos os dias via twitter..né @nolicedul @felipesali @mrsadao e cia.

Pude sair em sites maravilhosos como:  Potterish / Up Brasil / Cosmo Online / Noticia 23 / Impulso HQ / Playgirl do site Cultura Nerd / M de Mulher / Revista Ana Maria / Cult CPS /Just Brasil / Puccamp / Portal Cultura / Publish News / Webinsider / Banco Cultural / Universo Fantástico / Ocioso

Conheci blogueiros incríveis e que ajudaram muito os autores nacionais a se destacar este ano. Como: Listas Literárias (5 mil cliques nesta matéria)/ Blog CT / Sobre Livros / Cadu Simoes / Mundo por trás da minha Parede / Mariana Figueiredo / Felipe Sali / Nanie Dias / Croissant Parisiense / Leituras da Eliane / Mais Expressão / Era Uma vez / Plantão Y / No Mundo dos Livros / As crônicas dos Kane / Leia 1 Livro / Poetas no Divã / O Restaurante no Fim do Universo / Thiago Pined / Book Is Life / Vivendo Livros

Inspirei dois TCCs . Um deles sobre Fanfics  e o outro sobre o SKOOB – Jornal Saiba + – http://www.leituracritica.com.br/tenis/literatura/img/01-reportagem.pdf

ME FORMEI! Finalmente terminei o curso de Jornalismo e agora sou uma Jornalista formada!

Porém, como nada na vida é só flores, tive alguns momentos pesados este ano. Me machucaram muito, mas sei que tudo foi para meu crescimento. Recebi alguns “nãos” profissionais que não queria, quase perdi minha mãe para depressão, estou tendo que me mudar pela segunda vez e tive meu coração mais uma vez partido. Fazer o que..é a vida! Sem esses acontecimentos, não existiria dor em meus livros.

No momento estou há um mês e meio escrevendo meu terceiro livro e este processo está sendo bem cansativo, mas muito bom. Afinal..amo escrever! Quero poder logo dar mais detalhes para vocês!

UFAA! Acho que falei d+! Bem..venho aqui agradecer DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO o apoio que todos vocês (leitores, jornalistas, blogueiros, escritores e cia ltda)me deram em 2010. Sem vocês eu não poderia estar aqui escrevendo este enorme post.

Sei que 2011 vai ser uma ano MARAVILHOSO e cheio que novidades. Se Deus quiser consigo publicar “Eu quero ser um herói” e quem sabe até meu terceiro livro não saia na Bienal do RJ. #fingerscrossed.

MUITO OBRIGADA! QUE AS FADAS ILUMINEM TODOS VOCÊS EM 2011!

BEIJOS,

Escritora Carolina Munhóz