Matéria no site da UOL

Olá pessoal!

Hoje saiu uma matéria no site da UOL (www.uol.com.br) onde eu e a escritora Gabriela Diehl indicamos livros para os fãs de literatura em geral, principalmente os que gostam de literatura fantástica.

Quem quiser ver o link original: http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2011/05/22/autoras-fas-da-serie-harry-potter-indicam-livros-para-os-teens.jhtm

Autoras fãs da série “Harry Potter” indicam livros para os teens

 

Jovens escritoras, Gabriela Diehl, 16, e Carolina Munhóz, 22, têm interesse em literatura ligada ao universo teen e, em especial, ao universo da fantasia. Abaixo, elas indicam obras que consideram leituras interessantes dentro do gênero.

Gabriela é autora de “As Bruxas de Westfield” (Giz Editorial), livro lançado na Bienal do Livro em 2009, enquanto Carolina escreveu “A Fada” (ed. Arte Escrita).

Jovens autoras indicam livros para os teens

 

Foto 2 de 8 – Carolina Munhóz, 22, é autora de “A Fada” (ed. Arte Escrita). Acima, capa de seu livro ao lado de obras indicadas por ela Montagem UOL / Foto de Leandro Bergamo

“Harry Potter e as Relíquias da Morte”, de J.K. Rowling: “[O livro] é legal pois mostra um outro mundo e mexe com a imaginação do leitor, além de concluir a saga e surpreender”, diz Gabriela Diehl. Já para Carolina Munhóz, também fã da saga, toda a coleção do bruxinho “moldou minha vida, pois foi por meio dos livros de J.K. Rowling que tomei gosto pela literatura”

“Artemis Sowl e a Colônia Perdida”, de Eoin Colfer: “Muito bom! Traz fadas e outros serem elementais e mostra a possibilidade de alterar o tempo e o espaço”, diz a escritora de 16 anos Gabriela Diehl

“Dragões de Éter”, de Raphael Draccon: “Dá uma nova visão sobre as histórias infantis que nós conhecemos, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela”, diz Gabriela Diehl. A série também é preferida de Carolina Munhóz, que diz que “o modo como Draccon fala sobre os antigos contos de fadas que nossas mães costumavam contar na infância é de prender a respiração. Nunca imaginei que alguém conseguiria ressuscitar esses personagens da maneira encantadora e envolvente que ele fez”

“O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien: A famosa série é indicação de Gabriela Diehl, que diz achar que a saga “mostra um novo mundo com seres diferentes e dá base aos outros livros da literatura fantástica”

“A Bússola de Ouro”, de Philip Pullman: Para a escritora de 16 anos Gabriela Diehl, “além de trazer novos seres, [o livro] também traz a possibilidade da existência de mundos paralelos”

“As Brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley: Para Carolina Munhóz, fã da coleção, “os quatro livros que contam a história da lenda de Rei Arthur na visão de Bradley são sensacionais. Toda a trama, o background que a autora fez para personagens conhecidos do público (Arthur, Morgana, Lancelote…) e a construção de Camelot e Avalon é muito bem feita”