Resenha de Feérica pelo Livros em Séries

Resenha de Feérica pelo Livros em Séries.

Link original: http://livrosemserie.com.br/2013/09/20/resenha-feerica-de-carolina-munhoz/

______________________________________

Me falem com sinceridade, existe coisa melhor no mundo do que ser surpreendida por um livro? Ok, existem. Chocolate, por exemplo. Mas cá entre nós, o sentimento que temos ao terminar um livro que a gente não botava muita fé antes de ler – entendam, eu não curto história sobre fadas – e acaba gostando bastante dele é bem único. Essa foi a minha experiência com Feérica, da Carolina Munhóz.

Feérica conta a história de Violet Lashian, uma fada de cabelos roxos que tem um enorme desejo de ser famosa e se tornar uma it girl, mas ela é completamente incompreendida no mundo feérico, Ablach. De uma família que se encontra em uma situação delicada – seu pai faleceu e sua mãe luta para conseguir criar as várias filhas para se tornarem fadas dignas de respeito – e num ambiente ‘escolar’ nada favorável, Violet é mais uma protagonista que é perseguida por tudo e todos ao seu redor na literatura, mas que não desiste de seus sonhos e de ser o que ela realmente é.

“- Essa é a diferença… eu não sou do seu planeta.” – pág. 143

Por essas e outras, a fada acaba vindo parar na nossa dimensão e aqui decide se expor para os humanos. E que melhor lugar para se expor do que numa competição musical em formato de reality show? Uma vez que ela mostra suas asas e canta na sua língua natal, Violet inicia sua ascenção em uma carreira hollywoodiana astronômica de deixar a Miley Cyrus com inveja. Mas tudo que sobe, um dia cai, e Violet passa por poucas e boas por causa de algumas decisões suas, muitas vezes feitas no calor do momento e que levam a consequências de grandes proporções.

O livro tem uma linguagem bem atual e jovem que com certeza as adolescentes vão se identificar. Além disso Violet conhece muito bem o nosso mundo e tem um incrível repertório de referências da cultura nerd humana e cita a todo o tempo frases de seriados, filmes, livros e atores. Simplesmente adorei as referências! Ela também é louca por moda e o livro é um prato cheio pra quem entende – o que não é o meu caso -, conhece e curteas melhores marcas e estilistas do mundo.

“- Você já desistiu de um sonho porque outras pessoas disseram que não era capaz?” – pág. 107

Como disse no começo da resenha, fiquei com o pé atrás antes de começar a ler Feérica pelo simples fato de não ver nenhuma graça na temática “fadas”. Eis que logo nas primeiras páginas me deparo com a protagonista afirmando que ela odeia a Sininho! Me conquistou na hora, hahahaha. Mas fora isso, a personagem de Violet foi muito bem construída. A feérica é inocente, não possui a malícia dos seres humanos e desconhece muitas coisas a respeito do nosso mundo. É divertido, e até intrigante algumas vezes, ver como ela questiona atitudes ou itens do nosso mundo com seu jeito despachado e sincero.

Uma leitura divertida, leve e de qualidade que mostra a jornada de uma personagem em busca de si mesma em um mundo desconhecido, que carrega uma mensagem muito sutil e bonita por trás do seu enredo, que por sua vez possui um formato muito interessante e original. Uma história sobre o valor da família, sobre a superficialidade da fama e de Hollywood, o egoísmo, a amizade, o orgulho e escolhas, feita pra todas as idades, mas que tem tudo pra fazer o maior sucesso entre os jovens adultos, principalmente por suas referências.

A autora afirmou que ainda não sabe se o livro será único ou se fará parte de uma série. O enredo ficou bem fechado, mas dá espaço para uma continuação. Eu espero que a Carol continue a escrever, pois eu adoraria ler mais aventuras da fada de cabelo roxo que quebrou o meu preconceito com esses seres feéricos.

“A saudade é a nossa alma nos dizendo para onde ela quer ir.” – pág. 319