Resenha de Feérica pelo “Muito Pouco Crítica”

Resenha de Feérica pelo “Muito Pouco Crítica”

Link original: http://www.muitopoucocritica.com/2014/04/01/resenha-feerica-carolina-munhoz/

_____________________________________________________________

Violet é uma fada. Mas ela é uma fada diferente. Ela tem cabelos roxos, se sente totalmente deslocada em seu mundo, Ablach, e simplesmente adora os humanos. Então ela decide desistir de toda a sua vida no mundo perfeito e evoluído das fadas para viver entre seus amados humanos, os seres inferiores. Mas ela percebe que nada é tão fácil  – e tão incrível– quanto ela imaginava.

Confesso, comprei esse livro pela capa. Ela é linda! Mas também fiquei interessada quando li a sinopse: normalmente leio livros onde as fadas querem se esconder e odeiam os humanos. E a Violet é o exato oposto disso! Gostei disso.

O livro é divertido, a leitura flui rápido, apesar de alguns poréns na narrativa, e mesmo o palco (literalmente) sendo um reality show (um tipo de programa que não me agrada de jeito nenhum), achei que o desenvolvimento transcorreu muito bem. Mais que um livro sobre uma fada entre humanos, esse livro é sobre alguém (por acaso, uma fada) que idealiza uma situação, sonha de olhos fechados e pés nas nuvens sobre tudo o que pode acontecer e tem que sofrer as consequências dessa ingenuidade.

A Violet é extremamente egoísta e imatura. Mas o crescimento dela ao longo do livro, percebendo como o mundo humano realmente é e o que realmente importa é que dá o toque a mais à história. Acho que esse livro é um ótimo exemplo de como a leitura pode ajudar adolescentes a pensarem um pouco mais em suas ações; para o público alvo, a identificação é fácil, não só pelas situações e sentimentos parecidos, mas também pela narrativa com referências do mundo nerd e pop.

A história é dividida em presente, onde Violet está contando sua história no programa do Dennis Papperman, o famoso entrevistador, e passado, com uma narrativa fluida e divertida, mas com algumas mudanças entre primeira e terceira pessoas, que achei descuidadas. De toda forma, uma leitura agradável e despretensiosa, que eu recomendo pra quem quiser se entreter por algumas horas imaginando alguém superfamoso e mimado enfrentando críticas em um reality show.

Livro: Feérica
Autora: Carolina Munhóz
Lançamento: 2013
Editora: Fantasy – Casa da Palavra
Links: Skoob
Classificação:                                                                 mpcmpcmpc