Resenha de “O Inverno das Fadas” pelo Balaio de Livros

Resenha muito bacana feita pela Vanessa Meiser do blog Balaio de Livros. Vamos lá comentar?

Link original:

http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2012/08/o-inverno-das-fadas-carolina-munhoz.html

 

Resenha:

Sophia Coldheart é uma criatura denominada Leanan Sídhe também conhecida como “Fada Amante” ou simplesmente “Fada Namorada”. Neta do governador de Outro Mundo, Arawn.

Seu avô sempre soube que Sophia era diferente das outras fadas talvez pelo fato da sua mãe ter-se casado com um Elfo, seu filho e deste amor ter nascido Sophia..

O amor entre uma Leanan Sídhe e um Elfo é visto como suicídio considerando o fato de que todo homem que se apaixona por uma fada da espécie Leanan tende a sofrer até a morte. As Leanans possuem o poder de fazer qualquer pessoa com dons artísticos ser o melhor da sua época, mas este “presente encantado” vem acompanhado de consequências trágicas, não foram raras as vezes em que por amor à Sophia grandes cantores, guitarristas, escritores, atores definharam fatalmente por não a ter por perto porque, é no momento em que uma Leanan Sídhe sente possuir a essência da sua vítima que ela parte para a próxima conquista deixando-o entregue ao sofrimento.

Sophia até então nunca se apaixonou por nenhuma de suas conquistas e espera que isto nunca venha a acontecer, mas é imprescindível que a vítima se apaixone por ela pois se as Leanans não recebem a carga de energia que precisam, elas podem morrer.

Depois de inúmeras conquistas, o romance da vez de Sophia é William Bass, um jovem escritor que mora no Condado de Cúmbria no interior da Inglaterra, um pequeno lugar com menos de 5 Mil habitantes onde ele cuida de um Sebo e passa o dia rodeado de livros raros, LPs e CDs. William é o típico garoto que sofre ao conhecer Sophia, pois com certeza esta é a coisa mais incrível que pode acontecer na sua simples existência.

Bom, resumindo esta é a história de O Inverno das Fadas, livro lindo da Carolina Munhóz publicado pelo selo Fantasy da Casa da Palavra. É o primeiro livro da parceria que eu recebo para análise e sem dúvida eu não poderia ter começado de forma melhor. Gostei muito do livro que também foi minha primeira leitura de fadas, fico feliz por ter sido de uma autora talentosa e nacional.

A história toda é boa, mas o que na minha opinião deu um charme à mais foi a relação de vários personagens e fatos com a realidade, claro que nada explícito, mas na medida que você vai lendo vai percebendo em quem a autora se inspirou para criar alguns personagens, gostei muito disto, deu um certo de clima de familiaridade com a trama.

No início do livro eu peguei muita raiva da protagonista – Sophia – que nada mais era do que uma Fada mesquinha, orgulhosa e egocêntrica que acreditava que todos têm o dever de cair de amores aos seus pés, mas ao conhecer o amor verdadeiro, amadurece à olhos vistos e por amor à William, vai se tornando mais humilde e sensível.

Apesar de ser um livro sobrenatural, o fato de mesclar a fantasia com a realidade nos propicia uma maior identificação com os personagens e com o dilema por eles vivido nos fazendo vibrar, sofrer e torcer por um final feliz para Sophia e William.