Resenha de O Inverno das Fadas pelo Blog da B

Resenha de O Inverno das Fadas pelo Blog da B

Post original: http://bmpcarneiroescreve.blogspot.com.br/2013/12/resenha-do-livro-feerica.html

_______________________________________________________________

A primeira coisa que eu gostaria de comentar sobre esse livro, e olha que tenho umas mil coisas para comentar (estou sendo dramática), é que pela primeira vez na vida uma autora conseguiu me fazer ficar com fome e vontade de comer alguma coisa enquanto lia um livro. Obrigada Carolina Munhóz por ter me feito bicha (expressão que usamos aqui no sul para expressar: vontade) com Frango Frito. Sério, aquela cena ficou sensacional, e me deu fome.

 

Em fim, acabei de terminar Feérica (eu deveria estar dormindo, eu tenho vestibular da UFSC hoje, é, é três da manhã, mas tudo bem é só a tarde e a manhã é uma criança feita para dormir) e estou sentindo o meu mundo rodopiar e girar, porque essa história é muito mais do que parece ser.

 

Quer dizer, a premissa de realit show e todas aquelas futilidades de Hogwarts, para uma garota tipo eu, parece algo: Tá, vai ser divertido, mas não vai ter nada demais no livro. E caramba, como eu estava engana em pensar assim.

Mas deixe me explicar, é que quando vi os livros da Carol, eu queria muito O Inverno das Fadas (que chegou hoje, eba!!) porque a premissa dele parece tão encantadora, entende? E como eu não assisto realits showse sou tipo um zero pra lá da esquerda em questões do mundo pop, eu não estava tão animada. Mas aí comecei a ler e me apaixonei pela Violet e suas trapalhadas.

Sério, nunca vi talento para se meter em tantas confusões e mesmo assim continuar sendo uma personagem legal. Quer dizer, normalmente as meninas de livros ficam todas mimi quando fazem alguma bobagem, e a Violet pode tanto ficar com mimi ou sair explodindo tudo (não tão dramaticamente, mas algo assim).

Primeiro, eu adorei a ideia da nossa linda fadinha violeta ser excluída no mundo dela, e de como ela veio parar aqui (e isso eu não posso falar porque é spoiler! Se quiserem saber, leiam o livro). E adorei o personagem que primeiramente a ajudou o Senhor Antônio. Aliás é um dos meus personagens preferidos.

Aliás, além das confusões da Violet, e das cenas super bem construídas e dinâmicas que a Munhóz fez, os personagens dela são os melhores. Todos são divertidos, e alguns extremamente chatos. Mas do tipo que a Violet não percebe que são chatos (cof, cof Sabrina). E de certa forma isso é legal.

Lembrando a Violet é uma fada, toda pura, colorida e de cabelo roxo, o que é um drama para ela pelo que o pessoal diz que significa em seu mundo, que por um monte de confusões acaba sendo obrigada a vir para a Terra. E quando ela chega é tipo uma daquelas criancinhas que não vê malícia em nada, que não entende nada. E fica totalmente fascinada, porque caramba ela simplesmente sempre admirou os humanos e de repente estava aqui no nosso mundo maluco e cheio de meio-termos.

E ainda por cima ela vira famosa. Como? Revelando-se em um realit show, tem coisa mais chamativa do que isso? A cena que ela se revela é muito boa, de verdade.

Violet acaba se envolvendo no nosso mundo maluquinho, e acaba vendo que nem tudo são flores, e de certa forma vai se corrompendo pela fama, pelo dinheiro e tudo mais .E toda sua vida se transforma durante cinco meses de altos e baixos.

Onde ela passa por humilhações, conquistas, corações partidos. Particularmente falando eu acho que ela é um poço de azar em questão de amor, mas no fim… Bem, no fim ela vai notar o quanto ela é ceguinha. E certo camarada de olhos claros também… (Isso foi meio que um spoiler, não me matem).

Ahh, mas o mais legal é que ela é uma criatura fantástica que acaba entrando em contato com o nosso universo nerd (lê-se Senhor dos Anéis, Star Wars…) e que cita vários trechos disso. O que é bem legal, uma fada toda interessada em moda e maquiagem, que também é nerd (não que isso seja anormal, mas em livros esse tipo de personagem não sabe nem quem é a Princesa Leia).

Em fim, o livro é engraçado, tendo cenas hilárias, algumas cenas que te fazem ter raiva de alguns personagens, outras que você fica com raiva da própria futilidade humana (impossível negar que as coisas mostradas ali não acontecem na realidade), algumas cenas que fazem pensar e um fim surpreendente e fofo. Muito fofo.

O livro é super bem estruturado, a capa é linda, e a autora que é a Carolina Munhóz conduz a história com maestria, e deixo aqui o comentário que ela é muito atenciosa com os fãs e que sua história (caso não conheçam, procurem conhecer) é inspiradora, e que ela merece todas as coisas boas do mundo. Porque o talento dela é uma benção das fadas, e sua simpatia é algo admirável e que espero que não se perca nunca!

Eu recomendo muito o livro, eu li ele em pouco tempo (o livro chegou aqui quinta, eu li ele até a metade durante a madrugada, aí durante o dia de sexta não li, e fui ler agora era uma da manhã, e terminei agora que é exatamente três e meia), a leitura é rápida, divertida e tudo o que há de bom.

 

É um ótimo presente de natal, aliás, já que é época e algumas pessoas podem estar pensando em livros para parentes que gostam de ler. É muito bom. Em fim leiam o livro e se divirtam com a Violet. Uma fada que de certa forma, trouxe um pouquinho de magia a nossa humanidade.