Sinopse e entrevistas

Olá pessoal!

Sinopse no blog Prosa Encantada. Para conferir, clique aqui.

 

O blog No Mundo de Alguém me entrevistou e ficou MUITO legal. Vale a pena conferir. Para checar, clique aqui.

1) Olá, Carolina! É um prazer imenso poder te entrevistar. Começando, quem é Carolina Munhóz e o que ela faz além de escrever?

Olá pessoal! Muito obrigada por me receber aqui no blog. Sempre fico muito feliz em poder falar com os amantes de literatura.
Bem…Eu sou uma garota bem nerdzona, que ama livros, seriados, filmes e games. Ao mesmo tempo, adoro uma balada e também gosto de sair para comer fora. Enfim, uma garota normal.
Hoje em dia, minha vida é direcionada a literatura. Sou escritora em tempo integral e quando não estou escrevendo, provavelmente estou respondendo e-mails de leitores, jornalista e blogueiros. Amo meu trabalho e tento me dedicar o máximo possível a minha carreira.

2) A Fada é o seu primeiro trabalho, certo? Como foi a publicação do seu livro? Foi fácil conseguir uma editora que acreditasse em seu potencial?

Sim! A Fada é meu primeiro livro. Escrevi com 16 anos, procurei editoras por 4 anos, até fechar meu primeiro contrato com a Arte Escrita. Fiquei 2 anos com eles e só agora em 2011 que assinei com a Novo Século. O livro foi relançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em uma nova versão, que eu AMEI. Estou muito feliz, mas foi uma longa caminhada. Não foi fácil conseguir a Novo Século. Quase 7 anos de luta para isso.

3) Em A Fada conhecemos Melanie, que depois de completar seus 18 anos, tem sua vida transformada por completo. E grandes mistérios são revelados… Qual foi sua grande inspiração para criar a história de Melanie?

A estória me veio em um sonho, após uma forte depressão. Foi como se uma fada sussurrasse o enredo para mim e aos poucos foi tomando forma. Percebi que estava escrevendo um livro, apenas depois que terminei o segundo capítulo. Hoje percebo o quanto isso foi maravilhoso para mim.

4) Os personagens que se identificam com o leitor, certamente, permitem que este se sinta mais à vontade e familiarizado com o livro em questão. Melanie: como você a descreveria? Há traços nela que se enquadram em você?

A Melanie é uma garota descontraída, mas ao mesmo tempo muito solitária. Típica romântica, que acredita em príncipe encantado, mas sempre quebra a cara. Ela tem muitos problemas familiares, que vão aos poucos ser mostrados no livro e se apoia nos poucos amigos para sobreviver. Por Mel ser tão real, acho que os leitores estão se identificando com ela. Uma boa parte, pelo fato dela ter muito da minha própria personalidade. A Mel é um reflexo da minha alma.

5) Originalmente, A Fada foi publicado pela editora Arte e Escrita. Agora, com uma nova”roupagem”, você está relançando-o pela Novo Século. Por que a mudança? Foram necessárias alterações/acréscimos na história?

A mudança foi uma questão de escolha. Eu tinha a opção de lançar da forma original ou de dar uma olhada no livro. Como tive muitos meses até o lançamento, resolvi voltar na estória e quando vi ela estava completamente reescrita.
A Fada veio para mim muito nova e na época eu não tinha uma base literária tão forte quanto agora. Por isso a mudança foi drástica. Mas o conteúdo é o mesmo, quem leu a versão passada não vai ficar sem entender a estória.

Por Leandro Bergamo

6) Você deve ter lido muito, mas muito, antes de se tornar escritora, não é mesmo? Como leitora, quais livros te marcaram? Que autores você admira e os têm como referência?

Sim, eu li MUITO antes de me tornar escritora. Tanto que trabalhei por 9 meses em uma livraria e lia cerca de 10 livros por mês. Sem contar que já li 10 vezes cada livro do Harry Potter. Tenho mania de ler o mesmo livro diversas vezes.
Teve alguns livros que me marcaram:
– A saga Harry Potter de JK Rowling que definiu todo o curso da minha vida.
– Brida de Paulo Coelho que me ajudou a descobrir quem eu sou.
– E Dragões de Éter do Raphael Draccon que me ajudou a ver que no Brasil existe mercado.
Além desses autores admiro muito o trabalho do Dan Brown, Marion Zimmer Bradley, Christopher Paolini, Eduardo Spohr e outros.

7) Publicar um livro no Brasil é um trabalho árduo. Novos autores surgem a todo momento e para que estes tenham seus livros lançados, as editoras fazem uma seleção rigorosa daquilo vale a pena entrar no mercado. Em sua opinião, o que faz de alguém um “bom escritor”? E o que é um “bom livro”?

Um bom escritor, na minha opinião, é uma pessoa que tem o “pacote” – Escreve bem, tem carisma, conhece o público, sabe se comunicar com ele e possui paixão pelo que faz. Se você tem isso, você é um bom escritor. No mercado atual, não adianta só escrever.
Já um bom livro tem que ter uma ideia diferente, uma boa estrutura e alma. Se a alma do escritor não está naquela estória, provavelmente você não vai se conectar com ela. É necessário ter amor pelo seu livro.

8) Quais são seus planos daqui para frente? A Fada será uma série? Já está se empenhando num novo livro?

Existem muitos planos daqui para frente. A Fada, por enquanto, não é uma série. Não desenvolvi pensando nisso, mas existe possibilidade de continuar o livro se o público aceitar.
Eu tenho um livro infantil e uma Young Adult pronto. O Young Adult é sobre fadas, mas agora mostrando um lado mais dark e sensual delas. Esse provavelmente sai no começo do ano que vem.
Estou no momento revisão pela última vez o novo YA e iniciando o terceiro livro juvenil.

9) Para concluirmos, se a fada dos desejos aparecesse e lhe concedesse três pedidos, o que você desejaria?

Boa pergunta!
1- Pediria força para continuar lutando sempre e para ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos.
2- Gostaria muito de fechar alguns contratos internacionais.
3- E pediria para continuar sendo maluca. Através das minhas maluquices que minhas estórias apareram. Fico feliz de continuar tendo uma mente fértil.