Entrevista para o blog Devilish Alternative

Dei uma entrevista muito bacana sobre fanfics para o Devilish Alternative.

Para conferir: http://devilishalternative.blogspot.com.br/2012/04/fanfic-entrevista-com-carol-munhoz.html

_______________________________________

 

Fanfic quer dizer Fan Fiction, que não significa nada mais nada menos que ficção criada por fãs. O bom de fanfics é que não existem regras, você pode ressucitar um personagem, criar, recriar, matar… simplesmente soltar sua imaginação.
É claro que estou falando sobre fanfics por causa de Harry Potter. Sempre tinha ouvido falar da Draco Dormiens, de Cassandra Clare, mas nunca tinha parado pra ler. Pois bem, fiz isso. Estou amando e recomendo!

Uma das coisas maravilhosas de fanfics é que isso sempre mantém o fã sendo fã, porque na real a série de filmes, livros, quadrinhos, animes, nunca tem fim. OK EU ESTOU FALANDO ISSO POR CAUSA DE HP ~TODOSCHORA Voltando ao normal. Outra coisa muito boa de fanfics é que no começo os fãs escrevem por diversão e às vezes até se tornam escritores! Há alguns fictores por aí que já lançaram livro e claro que eu estou morrendo pra ler. Um bom exemplo é a Carolina Munhóz, colunista do Potterish e escritora de fics. Ela lançou seu livro, A Fada, e topou dar uma entrevista ao Devilish, ela foi super querida e atenciosa!

1. O que te motivou a escrever fics?
R: Eu sempre fui uma pottermaníaca, então não conseguia ficar sem ler algo que envolvesse Harry Potter. Aos poucos tomei gosto pelas fanfics e naturalmente comecei a escrever. Eu sempre gostei de casais diferentes e aquela era a minha forma de expressar. O processo de escrever fanfics acabou no final me ajudando muita na minha carreira literária.

2. Você saiu em uma reportagem na Revista Época com Alexandra Adornetto e Cassandra Clare. Como se sentiu com essa oportunidade e sendo tachada tão boa escritora quanto as citadas?

R: A matéria da Época foi incrível. Sempre brinco que existe minha carreira antes da Revista Época e depois da Revista Época. Com certeza muita coisa mudou graças aquela comparação. Poder receber um elogio daquele é muito gratificante. Se eu conseguir alcançar pelo menos um terço do que essas duas ótimas escritoras alcançaram, já estou muito feliz.

3. Dá para perceber que você é grande fã de Harry Potter, qual seu livro e personagens preferidos?

R: Eu AMO o Cálice de Fogo e a Ordem da Fênix. Sou apaixonada por esses livros. Minha personagem favorita é a Luna Lovegood e meu personagem favorito o Rony Weasley.

4. Qual sua dica para iniciantes com fics?
R: Monte uma estrutura de sua fanfic antes de começar a escrever. Isso ajuda muita no processo de escrita para não ficar perdido no futuro. Outro detalhe importante é pelo menos uma vez por semana postar um capítulo diferente. Se você demora muito para continuar, seus leitores param de ter interesse.

5. Alguma fic para indicar?

R: The Draco Trilogy da Cassandra Clare, sem dúvidas. Foram seis anos dela dedicados a essa fanfic e é simplesmente maravilhosa. Adora fanfics que envolvam o Draco, tanto que minha fanfic principal era Luna Lovegood e Draco Malfoy.

6. Todos sabemos que ser escritor é complicado e difícil. Às vezes, para conseguir publicar um livro leva-se anos e anos correndo atrás de editoras que aceitem, vemos isso pela prórpia JK. Com você foi assim?

R: Sim! É muito complicado e é preciso ter muita paciência. Foram 4 anos de espera para publicar pela minha primeira editora que era bem pequena. Depois mais dois anos para publicar por uma grande. Então é um processo longo até chegar no momento certo. O importante é não desistir, se o seu objetivo final é construir uma carreira literária. Mas hoje os caminhos estão mais fáceis do que em 2006, quando comecei a procurar uma editora.

7. Uma frase para a vida:

R: “São as nossas escolhas, mais do que as nossas capacidades, que mostram quem realmente somos” – Harry Potter e a Câmara secreta
Bom galera, é isso. Peço que se vocês tiverem um sonho, como ser escritor ou qualquer outra coisa, corram atrás e nunca desistam. Beijos!