Entrevista para o site da EPTV Campinas

Olá pessoal!

Fui entrevistada pelo jornalista Fernando Pacífico para o site da EPTV Campinas (filial da Globo). Vamos conferir?

Link original da entrevista aqui.

Após ajustes, escritora campineira lança título na Bienal do Livro Rio

Carolina Munhóz autografa segunda versão de “A Fada” no sábado (3), no Rio de

Janeiro

30/08/2011 – 20:05

EPTV.com – Fernando Eduardo Pacífico

 

Embora tenha optado por cursar a faculdade de jornalismo, a escritora campineira Carolina Munhóz, de 22 anos, não expressa grande entusiasmo para com o realismo das grandes reportagens. Só fica à vontade mesmo durante conversa com a reportagem doEP Campinas quando o assunto volta-se para os personagens mágicos da literatura, em especial Melanie Aine, protagonista de “A Fada” (Novo Século, 224 páginas, R$ 29,90), cuja segunda versão do livro a campineira lança neste sábado (3), durante participação na XV Bienal do Livro Rio.

Antes de enveredar a conversa pelos primeiros passos na carreira, a jovem que atualmente reside no Rio de Janeiro faz alusão à própria personalidade para justificar a escolha de uma fada como personagem principal da trama. “O livro é resultado de um sonho que tive na adolescência. A Mel é muito parecida comigo: romântica, gosta de cuidar dos amigos e se preocupa bastante com o futuro. É verdade também que ela chega a ser um pouco depressiva e tem a vida um pouco tumultuada”, conta Carolina aos risos.

A escritora afirma que a reestruturação do título (a primeira edição do título foi lançada em 2009) preserva o enredo original: durante o aniversário de 18 anos, a protagonista tem de lidar com a morte do pai e a descoberta de um universo mágico escondido na cinzenta Londres. A proposta, segundo a autora, é incitar o leitor a compreender como o amor pode levá-lo a redescobrir uma vida diferente, por meio de histórias de superação aliadas à fantasia.

As modificações na segunda edição, em especial, incidiram sobre a linguagem e formação dos personagens. “Com a experiência de ter feito vários cursos e participado de palestras neste período, consigo estruturar melhor a obra. Diálogos, pontos de virada e cliffhangers (arremate de um episódio) foram refeitos…, mas a essência da história que idealizei aos 16 anos permanece.” A diagramação e projeto gráfico de “A Fada” também ganharam cara nova.

Inspirada na criatividade e perseverança dos best-sellers J.K.Rowling e Paulo Coelho, a jovem acumula a experiência de ter exposto a primeira versão do título na 21ª Bienal do Livro de São Paulo, realizada no ano passado. Nem por isso a ansiedade diminui quando pensa na visita que fará à bienal dentro de poucos dias. “A primeira participação foi a realização de um sonho, pois sempre quis fazer parte da feira. Não vejo a hora de estar no Riocentro, ainda mais porque finalmente consegui um espaço maior. É um gostinho de vitória”.

Mercado
Com a febre de produções literárias e cinematográficas que exaltam vampiros, bruxos e super-heróis, a escritora de Campinas espera conquistar espaço no segmento intitulado “young adult” (jovem / adulto) voltado para histórias fantasiosas. “Espero contribuir e mostrar que no Brasil também existe livros com qualidade semelhante aos produzidos no exterior. Acredito que o gênero tem incentivado a leitura em nosso País”, explica.

Para os que pretendem seguir a labuta de escritor, a autora deixa dicas relacionadas à persistência e assinatura de contratos. “Tem que batalhar para construir carreira, pois é um mercado que lida muito com o ego. Acho fundamental pesquisar sobre o mercado. Um erro que gostaria de ter evitado é a hora em que assinei meu primeiro contrato… É bom pensar muito se você aceita todas as cláusulas”, lembra.

Questionada sobre os próximos anseios da carreira, a campineira se mostra envolvida com o desenvolvimento de novos títulos. “Já tenho um livro infantil escrito, mas ainda em fase de produção, além de um juvenil pronto. Há um caminho longo e divertido pela frente”.

A segunda versão de “A Fada” possui tiragem inicial prevista em dois mil exemplares. A XV Bienal do Livro Rio começa nesta quinta-feira (1° de setembro) e segue até o dia 11 de setembro, no Riocentro. Os ingressos custam R$ 12 e podem ser adquiridos pela internet. Informações pelo sitewww.bienaldolivro.com.br