Resenha de A Fada pelo Pétalas de Liberdade

Resenha de A Fada pelo Pétalas de Liberdade.

Link original: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2013/09/resenha-livro-fada-carolina-munhoz.html

_____________________________________________

Resenha: livro “A Fada”, Carolina Munhóz

Capa do livro A Fada, Carolina Munhóz, Fantasy - Casa da Palavra, resenha

“Toda vez que você diz que não acredita em fadas, uma fada morre.” Peter Pan – J. M. Barrie

A maior parte da história se passa em Londres. Na noite em que Melanie Aine das Fadas, a Mel, completa 18 anos, seu pai morre. Logo depois sua mãe vai embora e a jovem descobre que é uma fada e que precisa completar uma missão. Não é o melhor presente de aniversário que alguém possa receber, não é?

Na busca pelo seu destino, Mel encontra o jovem bruxo Arthur Wales de uma forma não muito convencional. Segundo uma visão de Mel, ele poderia ajudá-la nessa missão que nenhum dos dois sabe direito qual é. Mas no passado de Arthur também aconteceram coisas ruins que o marcaram, o que pode afetar a relação dos dois.

Eu já gostava desse livro antes mesmo de lê-lo, porque eu o queria muito e ele chegou até mim de uma forma que eu não esperava. Meu namorado me deu um livro no meu aniversário, eu li e fiz resenha no blog e Skoob, a autora viu e mandou o link para a editora que me mandou alguns livros para resenha, entre eles, “A Fada”. Desde a primeira vez que o tive em minhas mãos, fiquei encantada com os detalhes da parte visual, era tudo muito bonito. E a história foi tão bonita quanto a aparência do livro! Acho que até melhor do que eu esperava.

Capa do livro A Fada, Carolina Munhóz, Fantasy - Casa da Palavra, resenha

Dá pra conhecer um pouco de Londres; se encantar com Fairyland: o lindo mundo das fadas (achei a descrição dos cenários muito bem feita). Tem um suspense bom na forma como a história é contada; a gente vai descobrindo a história da Mel e de seu povo aos poucos, algumas vezes descobrimos junto com ela. Tem uma cena de ação que é de tirar o fôlego. Tem coisas clássicas de contos de fadas: uma história de amor, um baile com uma princesa usando um lindo vestido. Tem bruxo, vampiro, anjo, de tudo um pouco, mas muitíssimo bem dosado para não perder o foco: a missão da fada. E no final, quando você já está conformado (ou inconformadíssimo) com um desfecho que não é o que você esperava, tem uma surpresa, uma virada que me fez gostar ainda mais da história.

Uma coisa que gosto em livros com personagem-narrador é quando o autor nos permite ver além do que o personagem diz, a gente entende o que ele está sentindo e passando sem que ele precise dizer. Isso aconteceu em “A Fada”, os sentimentos da Mel transbordavam das linhas.

Minhas citações preferidas:

“Aproximei o rosto até o papel branco. O cheiro familiar de biblioteca entrou nos meus pulmões fulminando; uma devastadora alegria me dava um frio na espinha. Era o odor que até o famoso estilista Karl Lagerfeld tentava reproduzir em perfumes, para mostrar a paixão de todos os seres pelo papel.” (página 30) Ah… essa paixão pelo papel!

“Quem não quer uma vida tranquila? Não ao ponto de ser enfadonha, mas sossegada o bastante para se poder apreciar uma bela manhã.” (página 46) <– Tudo o que eu quero.

“(…) – Lágrimas significam mil palavras não ditas. Mil amores não amados. Mil vidas não vividas.” (página 39)

Contracapa:

Contracapa do livro A Fada, Carolina Munhóz, Fantasy - Casa da Palavra, sinopse, resumo
Orelha:
Orelha do livro A Fada, Carolina Munhóz, Fantasy - Casa da Palavra, autografado
Sobre a autora:
Sobre a autora, livro A Fada, Carolina Munhóz, Fantasy - Casa da Palavra
Marcador de páginas:

Sobre a parte visual/diagramação do livro: as folhas são amareladas, o tamanho da letra e das margens é ótimo. A capa e a contracapa são lindas! Não dá pra ver na foto, mas onde está escrito “A Fada” é como se fosse em alto relevo. Esse é um dos livros mais lindos que tenho (e veio autografado)! Cheio de detalhes, a parte interna da capa é dourada e cheia de borboletas (ou devo dizer fadas?), a história é divida em datas e tem capítulos curtos e numerados. Minhas fotos não ficaram muito boas, mas já dá pra ter uma ideia de como esse livro é bonito. Ganhei um marcador de páginas junto com o livro, ele também tem estampa de borboletas.Belo trabalho Fantasy Casa da Palavra!

Essa edição vem com o conto “Outra vez na escuridão” no final, “inspirado nas Leanan Sídhes, fadas que encantaram milhares de leitores no livro ‘O inverno das fadas'” (o segundo escrito pela autora). Gostei do conto também, apesar de ele ser meio sombrio.

Além de “A Fada” e  “O inverno das fadas”, a Carolina Munhóz lançou recentemente “Feérica” (já está na minha lista de desejos!). Para saber mais sobre essa jovem autora brasileira é só acessar seu blog: www.carolinamunhoz.com/blog (recomendo que leiam esse post e se inspirem na história e na determinação da Carolina Munhóz), ela também está no twitter: @carolinamunhoz.

Dá pra ler um trecho de “A Fada” aqui: www.fantasycasadapalavra.com.br/afada.

Site da editora: www.fantasycasadapalavra.com.br.

ISBN:9788577343034, 256 páginas (é uma leitura rápida), página no Skoob, gênero: Ficção – Fantasia. Onde comprar online: ExtraAmericanasSubmarino.

Alguém já leu esse livro? Gostaram da resenha? Conhecem algum outro jovem autor nacional para indicar?

Muito obrigada Editora Casa da Palavra!