Resenha de “Fui uma boa menina?” pelo Magia Literária

Resenha de “Fui uma boa menina?” pelo Magia Literária

Post original: http://www.magialiteraria.net/2013/12/resenha-fui-uma-boa-menina-carolina.html

_____________________________________________________________

“Aprendi a deixar de lado qualquer dor ou culpa por ir contra os princípios de todos ao meu redor.”

Ontem, ao entrar no Facebook, tive uma grande surpresa: a autora Carolina Munhóz estava anunciando que ela e sua nova casa editorial, a Rocco, tinham um grande presente para os leitores: um conto de natal grátis na Amazon. Eu corri para garantir o meu e não me aguentei de curiosidade e li ontem mesmo, antes de dormir. Como não podia deixar de compartilhar minhas impressões com vocês, hoje venho falar desse conto super especial.
No conto “Fui Uma Boa Menina?“, Carolina Munhóz nos apresenta a uma adolescente que parece com muitas outras: cheia de conflitos com si mesma e buscando a atenção do pai. Ele é um homem muito importante que é conhecido em todo o mundo, admirado por todos seus funcionários e principalmente por sua esposa. Ele é um homem que consegue alegrar a todos ao seu redor, mas não percebe que a única pessoa que realmente precisa de sua atenção, nunca a a tem: sua filha. Ela se sente sozinha, odeia a cidade onde mora e odeia ainda mais o clima do local.

Ao longo das poucas páginas deste conto, Carolina nos apresenta os pensamentos de sua personagem, que são escritos pela mesma em um diário (que ela apelidou gentilmente de Rosebud). Ela se questiona sobre os seus próprios atos e os de seus pais, e sente falta de uma pessoa que perdeu no último Natal. A partir de um certo momento da história a menina precisa parar de escrever em seu diário, e a narrativa em terceira pessoa se torna presente,  nos mantendo informados dos acontecimentos que seguem.

Carolina mantém um suspense até a última página do conto e nos deixa encantados com tanta criatividade. Logo nas primeiras páginas começamos a nos questionar o porquê de o pai da personagem sempre estar tão ocupado e durante todos esses anos não poder nem passar um Natal em família. Também nos questionamos sobre a identidade da menina e de sua mãe, e sobre os acontecimentos do último Natal. Carolina escreveu tudo de uma forma tão impressionante, que nos deixa atentos a cada palavra em busca de detalhes que nos revelem a identidade de cada personagem e mesmo que já tenhamos nossas suspeitas, o final não deixa de ser surpreendente e emocionante.

 

Carolina Munhóz escreveu um conto que, mesmo em poucas páginas, e com a presença de suspense e fantasia, consegue nos lembrar a importância da família no Natal, e como a simples presença de alguém importante pode ser muito significativa. “Fui Uma Boa Menina?” é um conto que fará com que os leitores de Carol matem a saudade de sua escrita e fiquem ainda mais ansiosos para saber o que vem por aí em sua trilogia que será lançada pela Rocco no próximo ano. E se quiser adquirir seu conto gratuitamente, basta clicar aqui.