Resenha de “O Inverno das Fadas” no Bookeando

 

Resenha de “O Inverno das Fadas” pelo site Bookeando.

Link original: http://bookeando.com/site/2012/11/28/resenha-o-inverno-das-fadas/

_______________________________

Livro: O Inverno das Fadas

 

Autor: Carolina Munhóz

Editora: Fantasy Casa da Palavra

O segundo livro de Carolina Munhóz causou alvoroço na Bienal de São Paulo, eleita como a melhor escritora pelo Prêmio Jovem Brasileiro com livro “A Fada” ela reincide sucesso com “O Inverno das Fadas”.Conheça Sophia a fada da sedução mortal…

A magia ocorre ao longo das estações. As piores partes no inverno…

Existem pessoas normais em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais.  Existe uma explicação para isso.  Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se.  Causando loucura. E morte.

Mesmo sendo um tema abordado atualmente, o mundo das fadas nunca me cativou na literatura, e mesmo assim decidi dar uma chance para “O Inverno das Fadas” pela grande quantidade de pessoas falando bem do livro. Porém o que eu achei que iria me agradar não me agradou, mas em muitos outros aspectos me surpreendi com a criatividade e escrita da autora Carolina Munhóz.

Sophia é uma fada que vive da energia dos humanos que a amam, a arte da sedução e o feitiço da paixão nutrem sua alma e seu corpo,  e a cada alma corrompida uma nova tatuagem queima seu corpo, uma fada de coração bom com um fardo mortal, que ao explorar todo talento do artista, este comete suicídio por meio de drogas ou armas.Até que um dia ela conhece sua alma gêmea William, será que Sophia está pronta para tirar a vida de seu grande amor? E quais as consequência de uma grande paixão para uma  Leanan Sídhe?

“Era triste,mas por outro lado, ele tinha razão.Por aquela mulher, valia a pena morrer.Por Sophia seria capaz de morrer.”

No livro as fadas são criaturas muitos sensuais, e bem más, acredito que isso engrandece a construção dos personagens de Carolina Munhóz, ela mostra criatividade e delicadeza com um ar de conto de fadas em algumas passagens, os cenários são muito bem descritos, e seu mundo sobrenatural bem diferente de tudo que você leu, mesmo sentindo um toque de Marion Zimmer Bradley.

“Mas rezava,com toda sua força, para não ter que ouvi-la tão cedo.Pois o grito de uma Banshee seria mortal.Temia por si, mas em especial por ele.Em sua palavra de poder.Em seu mantra escolhido. William.”

O livro é narrado em terceira pessoa intercalando personagens, e nestes temos ao longo da trama”flashbacks” das antigas vitimas de Sophia onde temos noção dos sentimentos da fada aos acontecimentos, neste contexto a autora homenageia muitos artistas já mortos seja por overdose ou suicídio, como  Heath Ledger, Amy Winehouse, Britanny Murphy, Raul Seixas, Michael Jackson, Kurt Cobain, além de citar autores bem badalados atualmente como George R.R Martin. Essa homenagem ainda sim tem um tom de critica a vida que os artistas geralmente levam, beirando a insanidade.

O livro tem diagramação perfeita, uma capa linda, e a cada capítulo temos uma canção internacional protagonizado o título, o que serve de alguma maneira de trilha sonora pelo que esta por vir. Achei a escolha das músicas de bom gosto e de um jeito inovador de trabalhar os sentidos da leitura.

Mesmo adorando o livro em muitos sentidos descritos acima, o casal principal não me cativou, Sophia é poderosa, tem suas lembranças mas na questão William ela não me convenceu de que morreria por seu grande amor, ao mesmo tempo a independência de William em meio a sensualidade da fada também não caracterizaram o que para mim se encaixaria melhor no Inverno das Fadas que pensei, porém cabe a cada leitor sua percepção, mesmo tendo uma cena linda quase no final do livro entre os dois, quando William desenha sobre a pele da amada.

“William apertou a cintura da garota mais uma vez, enlaçando-a com seus braços fortes.Eles começaram a se beijar.O beijo tomou velocidade em questão de segundos…”

Um livro sexy, criativo e inovador. Indicado para todos os leitores de literatura fantástica!

Até mais e boa leitura!