Resenha no blog Jairo Sarfati

Resenha de A Fada e O Inverno das Fadas no blog Jairo Sarfati.

Link original: http://jairosarfati.blogspot.com.br/2013/04/carolina-munhoz-e-suas-fadas.html?spref=tw

_________________________________

Carolina Munhóz e suas Fadas
Resolvi começar algo diferente em meu blog, agora falarei sobre livros e autores que já li, darei minha opinião sobre seus livros e atribuirei uma nota aos mesmos. Pois bem, em minha primeira postagem desse gênero eu escolhi uma autora fantásticas; umas das minhas preferidas, uma autora nacional. Seu nome é Carolina Munhóz. A seguir falarei um pouco de seus livros e um pouco sobre ela.

Carolina Munhóz, autora fantástica.
Linda como uma fada.
Carolina Munhóz é, sem sombras de dúvidas, uma exímia escritora, que merece completamente a fama que tem. Provando à cada página de seus livros seu talento nato. Uma das coisas que eu admiro nela, fora a beleza e a inteligência, é a simpatia que ela tem com seus leitores e público. Poucos autores, se dão ao trabalho de observar e conversar com seus fãs sobre as suas opiniões em relação à obra. Uma mistura de J. K. Rowling e Paulo Coelho, que supera todas as suas expectativas. Tão bonita quanto inteligente. Sua capacidade de manter a atenção em narrativas tanto em primeira, quanto em terceira (coisa que poucos autores conseguem), é incrível. Seus livros são de leitura cativante e rápida. Atualmente ela pertence à editora Fantasy – Casa da Palavra, onde teve seus dois livros lançados, com uma previsão para um terceiro livro chamado: Feérica. Que confesso despertar-me grandes expectativas. Sua marca registrada em narrativas são fadas. Ela retrata o mundo feérico tão perfeitamente, que chego a cogitar que ele seja real. Chego a imaginar que ela seja uma fada de verdade que vive entre nós e escreve literatura fantástica! Será que ela é mesmo uma fada? Tenho minhas suspeitas.
Começarei minha opinião sobre seus livros com O inverno das fadas, foi o primeiro livro dela que eu tive a oportunidade de ler. Ganhei o inverno das fadas de aniversário de um grande amigo, que sem querer me deu um dos melhores livros que eu já li. O livro tem mais de 300 páginas, eu o li em 2 dias, leria em apenas um, pois estava completamente absorto com a história, mas estava em época de vestibular, então eu tinha de estudar e ler ao mesmo tempo. Quando terminei de ler esse livro eu fiquei com sede de mais. Cheguei a lê-lo quatro vezes.

Capa do livro O inverno das Fadas,
Lançado em Agosto de 2012.
O inverno das fadas narra a história de Sophia Coldheart, um tipo diferente de fada. Sophia é uma Leanan Sidhe, uma espécie de fada amante, que inspira suas vítimas a escrever canções, livros ou até a pintar, ou seja, ela estimula o talento de uma pessoa. Mas tem um revés, isso leva a energia vital da pessoa, levando-a à loucura e até à morte. O livro relata o romance de Sophia e William Bass, um escritor que vive em uma cidadezinha da Inglaterra no condado da Cúmbria; Keswick. Ele fora escolhido para representar sua cidade em um concurso da escritora Bellatrix Potter, então agora era a vez de Sophia inspirar o rapaz. Mas acontece que a magia da fada não tem o efeito desejado no rapaz, ela está apaixonada! Como seria possível? Uma leanan sídhe nunca se apaixona verdadeiramente, seus amores são falsos e são apenas em prol de sua sobrevivência como fada. Sua natureza a impele a isso. Bem… Por algum motivo a fada que não podia se apaixonar encontra-se apaixonada.
O conflito do livro é dado em relação ao enfraquecimento de William, já que quanto mais tempo a fada passa com ele mais energia ele perde. Além da interferência da nossa vilã, invejosa, Banshee. Uma das minhas vilãs preferidas. Bem, paro por aqui para não contar o fim da história. Mas poxa… É Carolina Munhóz, mesmo sabendo o final a história continuaria ótima!

Capa do livro A fada, relançado em
Novembro de 2012
Agora é a vez de A fada, que é o primeiro livro da escritora, lançado primeiramente pela editora Arte Escrita e logo em seguida pela Novo Século. Já no final de 2012 a editora Fantasy lançou o novamente o livro. Demorou um pouco para chegar em minha casa, e demorou um pouco para eu começar a lê-lo, pois estava a ler outro livro. Mas à cada dia que passava aumentava mais e mais minhas expectativas em relação ao “A Fada”.
O livro A fada conta a história de uma menina de havia acabado de completar 18 anos, seu nome era Melanie Aine. Ao atingir maioridade tudo em sua vida muda quando uma tatuagem lhe aparece e seu pai morre, tudo isso é acompanhado com a notícia de que ela não pertence a esse mundo. Então a jovem comum, na verdade era uma fada herdeira do trono de Fairyland. Mas ela não pode assumir o trono, pois tem uma missão para cumprir na terra. A história de passa em Londres, e algumas partes em Epping, uma floresta nos arredores de Londres. Melanie conhece Arthur, um bruxo com o qual tem um envolvimento amoroso. Mas será que o seu destino está realmente ligado a Arthur? O livro prende sua atenção, pois à cada página você fica mais e mais curioso para saber qual a missão de Melanie Aine das Fadas. O livo superou minhas expectativas e realmente merece todo o prestígio que ele possui atualmente. Ouvi dizer que virará filme, mas não sei se é verdade, espero que sim. Eu ficaria muito ansioso por. O livro tem duzentas e dez páginas, eu o li durante uma viagem, demorei 4 horas para terminá-lo.
Uma das coisas que eu mais gosto nessa autora é a forma com a qual ela trata o amor, o amor forte e verdadeiro capaz de romper todas as fronteiras e barreiras e capaz de reverter qualquer encanto. Bem… Encontro-me mais-do-que ansioso para o terceiro livro dela, Feérica, que tem previsão de lançamento para Julho deste ano. Quando o livro for lançado eu escreverei sobre ele aqui, é claro. E você? Está ansioso pelo próximo livro da nossa fadinha?

Algo que gostaria de ressaltar, é que a personagem Lorena, em O inverno das Fadas, é a minha personagem preferida, e que eu amaria ler um livro contando sua história, ou quem sabe um conto tão perfeito quanto o “Outra vez na escuridão”, que conta a história de Jade e Sophia. Que creio eu, seja a vida da cantora britânica, Amy Winehouse contada de forma fantástica, ou quem sabe até em forma real. Afinal, nunca se sabe se o sobrenatural existe ou não. Mas eu acredito em FADAS.

Nota para a autora: 10,0
Nota para O inverno das fadas: 10,0
Nota para A fada: 9,8 (Ela poderia ter escrito mais sobre a vida de Melanie, achei muito rápido o salto de meses do Prólogo ao primeiro capítulo. Fico pensando no que aconteceu nos meses que se seguiram ao aparecimento da tatuagem, deixando-me curioso).

Que as fadas te iluminem!
J. J. Sarfati